Doces Delícias®

Chegou a hora do chá!

0
Chocolates Chá de panela
Hoje são várias as alternativas para um evento pré-casamento: chá de panela ou de cozinha, de lingerie, chá-bar, barnela ou ainda o recente chá de bênçãos em que o casal confraterniza com os amigos da igreja.

      Geralmente o chá acontece de um mês a vinte dias antes do casamento e normalmente é organizado por padrinhos e madrinhas dos noivos, amigos ou pelos pais dos noivos. Nesta ocasião os noivos são presenteados pelos convidados mas o casal é quem decide o que quer ganhar de presente. A regra é escolher itens simples e os noivos devem ter consciência de que os presentes de casamento são outros e costumam ser mais caros, portanto nada de extravagâncias para o chá. As brincadeiras são tradição no evento e não podem faltar para animar e interagir os convidados. Para quem não tem tempo de cuidar de todos os preparativos ou não quer que nenhum detalhe seja esquecido, já existem empresas especializadas que organizam todas as etapas do chá, dos convites à animação da festa.

      Mas e agora, com tantas opções, qual escolher? Qual a diferença entre eles? A gente te ajuda explicando como cada um funciona. 


CHÁ DE PANELA


Lembrancinhas Biscoitas Chá de panelaO chá de panela ou chá de cozinha é uma reunião de mulheres que já se tornou uma tradição e é o mais comum. Essa reunião é uma boa forma de ajudar a noiva a montar a cozinha de sua nova casa. O tema para este tipo de chá é sempre bem feminino e na lista de convidados constam apenas as amigas e mulheres da família. Geralmente é organizado por uma amiga ou pela própria mãe da noiva. Mas nada impede que a noiva organize a festa. Pode ser realizado na casa dos pais da noiva, na casa de uma das amigas, no salão de festas do prédio, etc.

       O que servir: Canapés e salgadinhos variados, sanduíches de metro, docinhos.

    Como organizar: Todas as convidadas para o chá de cozinha deverão também ser convidadas para o casamento. O ideal é estipular um valor médio para os presentes, levando em consideração a verba dos seus convidados (chá de panela não é o momento de exagerar na lista). Feita a lista de presentes, pode-se optar por mencionar diretamente o item no convite de cada convidada ou, caso a lista tenha sido feita em uma loja especializada, enviar um cartãozinho anexado ao convite para que a convidada escolha o que prefere comprar. Se quiser oferecer lembrancinhas, a noiva deve providenciá-las para distribuir as convidadas. 

CHÁ DE LINGERIE


Biscoitos Chá de Lingerie
O chá de lingerie, assim como o chá de panela, é uma reunião exclusivamente feminina onde a noiva recebe peças íntimas de presente, ao invés de ganhar utensílios para a cozinha. Em geral o chá de lingerie é organizado pela própria noiva. É ela quem oferece os comes e bebes, cuida da decoração, animação e escolhe as lembrancinhas que serão distribuídas às convidadas. Mesmo assim, nada impede que as amigas se ofereçam para ajudá-la preparando e distribuindo os convites, dando uma mãozinha na decoração do ambiente, na escolha das músicas, etc. Pela liberdade do tema, levar o evento até um pub, bar ou quarto de hotel é uma ótima dica.

     O que servir: Petiscos que lembram romance são bem vindos e têm tudo a ver com o tema: bombons em formato de coração, cupcakes com cereja, mini sanduíches, canapés e biscoitos em formatos delicados, etc. Outra dica é contratar uma bartender para preparar drinks coloridos e deliciosos durante toda a festa.Já para quem não quer se preocupar com esses detalhes e prefere algo mais simples, sanduíches de metro de variados sabores são práticos e gostosos. Refrigerantes, chá gelado e sucos naturais acompanham bem.
Bolo Coração Chá de Lingerie

     Como organizar: Para que não haja confusão e também para que as convidadas tenham maior liberdade de escolha, a noiva deve fazer uma lista na loja de lingeries de sua preferência com todos os itens que gostaria de ganhar: calcinhas, sutiãs, camisolas, conjuntos, baby dolls, etc. Além do produto, a cor preferida e o tamanho certo também devem constar na lista. É sempre bom lembrar que itens muito sofisticados e caros devem ficar de fora. Nos convites para o chá de lingerie a noiva pode incluir o cartãozinho da loja onde a lista se encontra.

CHÁ-BAR



Chocolate alcoólico Chá-BarJá o chá-bar é algo que começou a ser feito há pouco tempo, mas que ganhou muitos adeptos. Pode ser uma festa exclusivamente masculina ou mista – aí se tornando o Chá de Barnela - de acordo com vontade do casal. 

    O que servir: Em comemorações exclusivamente masculinas, os amigos podem optar por um churrasco ou noite do queijo e do vinho para reunir os amigos de forma descontraída. Neste caso, os organizadores oferecem as bebidas e arrecadam uma quantia em dinheiro entre os convidados para providenciar a comida.

   Como organizar: é uma comemoração organizada pelos amigos do noivo, por um padrinho ou por um casal de amigos dos noivos e, dependendo do tipo de festa, poderá ser realizada à tarde ou à noite. Os amigos do noivo deverão trazer um item da lista para o bar do casal. Para os que não bebem e não pensam em ter um bar, algumas sugestões alternativas são: gravatas, DVDs, livros, utilidades pra escritório, ferramentas para pequenos reparos, etc. Feita a lista de presentes pode-se optar por mencionar diretamente o item no convite de cada um ou, caso a lista tenha sido feita em uma loja específica, enviar um cartãozinho anexado ao convite para que o convidado escolha o que prefere comprar.


CHÁ DE BARNELA


Bolo Chá de Barnela
Chá-de-barnela é a mistura de chá-bar com chá de panela, onde estarão presentes amigos e amigas do casal. Esse evento é perfeito para os casais que gostam de fugir um pouco da tradições e realizar esse momento juntos. Assim, noiva e noivo, juntamente com todos os amigos do casal fazem uma festa super divertida e informal.

     Como num chá-bar ou em um chá de panela, o objetivo da festa é completar o bar do noivo e rechear a cozinha da noiva. Ou seja, os homens convidados levam presentes para o bar do noivo e as mulheres levam utensílios domésticos para a noiva. Mas a lista de presentes é flexível, alguns casais já tem os itens de cozinha completos e não bebem. Como alternativa pode-se pedir itens que estejam pendentes como utensílios para os banheiros, enxoval ou ainda objetos de decoração. Por ter homens e mulheres, o tema é mais livre. A festa pode ser temática ou então com uma decoração mesclada feminina e masculina. O diferencial vai ser a criatividade na decoração e organização.

Petiscos para Chá de Barnela

     O que servir: No quesito alimentação para o chá de barnela as opções são diversas, pode ser um churrasco, rodízio de pizza em domicílio, comida de boteco com porções de fritas e azeitonas, petiscos como queijos e torradinhas, coquetel com salgadinhos e docinhos ou opções mais simples onde cada convidado leva um prato de doce ou salgado.
     Como organizar: Na lista de presentes devem conter itens para o bar como bebidas, copos para o bar, baldes de gelo e abridor de vinho até os itens da cozinha como petisqueiras, avental, colher de pau e etc. De preferência as brincadeiras devem incluir os noivos juntos, para poder integrar as duas alas de amigos: masculina e feminina. No dia do chá de barnela é proibido deixar os amigos em grupos fechados, o objetivo é misturar os amigos e garantir a diversão de todos.


CHÁ DE BÊNÇÃOS

     Chá de bênçãos pode ser uma reunião feminina ou mista onde a noiva ou o casal recebe os amigos para compartilhar textos e mensagens edificantes, trocar conselhos sobre a vida a dois e participar de brincadeiras saudáveis e divertidas.

    O objetivo dessa festa não é arrecadar utensílios para a cozinha da noiva, mas confraternizar com os amigos da igreja, grupo de jovens ou outro grupo do qual os noivos participam. 
  
      Como organizar: a organização pode seguir a mesma linha do chá de barnela, mas com a decoração e brincadeiras adequadas a ocasião. Fonte: 1,2,3,4,5,6,7 e 8.

E aí escolheu a melhor opção para você?
Bombons Personalizados

Entre em contato, conheça nossos produtos e marque uma degustação! Temos grande variedade de bombons, trufas, bem-casados, bolos e lembrancinhas para que o dia do seu casamento seja uma delícia! Mais sugestões para casamento você encontra aqui. Acompanhe nossas novidades na nossa página do Facebook.

0 comentários:

Postar um comentário